sexta-feira, 16 de maio de 2014

VIDA CINZENTA, COLORIDO DO SABER.


VIDA CINZENTA,
COLORIDO DO SABER.


Vida cinzenta......

Ombros cansados...
Pernas doídas...
Vida sem janelas !



Em casa, vida incerta,
Suado , desanimado...
Cansado !
Vida sem cor.


No horizonte, prevejo apenas o tempo;
Chuva, sol...

O dia corre lento...


Até que um dia...
Pessoas que eu nem sabia,
Esclarecidos !
Embora... também, cansados, 
Vieram à minha morada.
Vida sem cor...



Se importaram com as minhas janelas...
Falaram de horizontes...
Mostraram-me o arco iris, 
Ao abrir minha janela.




O horizonte!
Com indícios de mudança de tempo...
Chuva de saber...
Sol de iluminação, 
Mundo da alfabetização !


Já não vi a vida cinzenta,

Olho pela janela...
Já não sou um excluído,
Embora, sujeito sofrido.


Ombros cansados...
Pernas doídas...
Olho pela minha janela...
A vida é bela...
E eu faço parte dela.



Chego cansado...
Cumprimento apressado...
Banho tomado...
Bolsa de lado, 
Rumo à estrada....




Sento no banco, 
Olho de lado...
Sorriso franco...
Igual ao meu.



À minha frente, 
Embora, também, cansado,
O abridor de janelas...


Sorrindo pela conquista...
De ser tijolo e cimento,
Na causa do conhecimento.




Não esperou pelas glórias,

Apenas...simplesmente...
Colheu a vitória, 
Ao me ver... 
escrevendo a história.



Irani Martins
(ainda professora) 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário