sábado, 8 de novembro de 2014

LANÇAMENTO " ANUÁRIO POÉTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA"


 



          
  REFLEXÕES TARDIAS.         

                               Contudo... em tempo,

         Para minha mãe ...IRACEMA      
                       
Ela me amou...

A ponto de querer sempre estar comigo.

Preferindo minha presença à sua privacidade.

E esperou...

Esperou que eu crescesse,

Que amadurecesse e entendesse...

Entendesse a importância de se ter,

Uma cumplicidade de amor.

De estar junto por querer estar,

Por vontade de ali ficar,

Por interesse de ouvir contar...

Tantos fatos vividos e não percebidos,

Dada à urgência de estar crescendo

E vivendo sem tempo para me deter.

Aprende-se a olhar o belo,

Quando não mais corremos ao acaso,

Buscando conhecer a vida.

Aprende-se a ouvir o belo,

Quando já vivemos um pouco do mundo,

Mas nos detemos somente nas palavras belas.

Mas, de todo o belo apreendido...

O mais perfeito que conheci...

Foi Ela!

Nos seus cabelos brancos, lindos,

Emanando um respeito que só se adquire vivendo.

No seu olhar que transfere o que vai ao coração.

Em suas mãos, que transbordam carinhos,

E não conseguem, contudo, mostrar todo o seu amor.

E ela espera... ainda...

Eu sou toda a sua esperança...

E ao me ver... ela renasce!

Vive através de mim...

E do que represento para ela.

E conta... e reconta...

E espera que eu ouça...

Os fatos... os sonhos... as tristezas...

as mazelas.

A sua estória sobre a sua vida.

Eu aprendi a ouvir a magia,

Imaginar as cenas, e a desejar ser como ela.

Pena que tantos anos se passaram e eu os perdi,

Na urgência da ilusão que se foi,

Eu não os vivi como devia.

Só agora, vi o verde, o frio, a neve,

a luz do sol,

A brisa se transformando em vento,

A chuva, o verdadeiro cheiro do mundo.

Só agora eu a vi!

No reflexo da minha vida, encaixei a sua.

E o tempo ficou curto.

Ouvirei outras estórias?

Descobrirei outros tesouros...

Na comunicação muda do seu semblante?

Olharei novamente nos seus olhos,

Mergulhando no seu orgulho de mim?

Que fiz para merecer?

Apenas... e apenas isso!

Ela me quis e me amou por mim apenas!

Eu precisei de todos estes anos...

Para conhecê-la... querê-la mais...

E amá-la verdadeiramente!

 Irani Martins

  02.11.2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário