segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O QUE É UMA FAMÍLIA?

O QUE É FAMÍLIA?
Vejamos um resumo do que é uma família.
Opiniões diversas, mas todas nos levam a um mesmo objetivo para a tão querida família.
Aconchego.
A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto.
É a definição que conhecemos.
Entretanto, esta convivência pode ser feliz ou insuportável, pois seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio. E a morada sobre o mesmo teto?
Dependendo dessas fases contrastantes, ela pode ser um centro de referência, onde se busca e se vivencia o amor, ou... um mero alojamento.
A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e desenvolver-se. Quando casamos, sabemos que, entre outras coisas, temos essa semente que pode germinar e um dia dar fruto: ser uma família de verdade. Devemos, portanto, estar conscientes de que é preciso trabalhá-la e cultivá-la sempre, constantemente, e com muito amor.
É a base, a celular mater de qualquer sociedade; a onde nosso caráter é formado e a onde verdadeiramente nos preparamos para enfrentar a vida.
Família é uma sociedade sem fins lucrativos.
Deve prevalecer no relacionamento familiar a atitude de doação, onde cada um pergunta: O que eu posso fazer pelo outro? Em lugar das cobranças e das críticas deve haver um constante esforço em ajudar o outro a crescer. O lar não sobrevive se cada um vive em função de si mesmo e usa o outro para obter vantagens.

Família é um centro de formação para a vida.
No ambiente familiar são formados os caracteres, definidos os valores que nortearão a conduta das pessoas. Daí a importância de um clima saudável, equilibrado e construtivo no lar. Numa proporção muito alta as pessoas reproduzem nos diversos meios em que vive, aquilo que aprendeu em casa.
Família é um laboratório para experimentar a fé.
Talvez não haja lugar mais difícil para uma pessoa expressar a sua fé em Cristo do que no ambiente familiar e isso gera muitas vezes, a anomalia de uma vida dupla. É tão comum encontrar pessoas que, para o público externo se revelam muito "consagradas", mas em casa são irreconhecíveis como crentes. Uma fé que não se manifesta no relacionamento familiar é uma farsa e precisa ser repensada.
Família é um posto de reabastecimento emocional.
A vida numa sociedade altamente competitiva, desumana e despersonalizadora, gera altos níveis de estresse e ansiedade nas pessoas, desta forma, o ser humano precisa de um espaço onde possa relaxar, encontrar paz e refazer-se para a luta diária. A família precisa ser este refúgio, este posto para recuperação das energias, da motivação e da e alegria.
diversos autores.

Um comentário:

  1. Família,
    Esperamos tanto da nossa família!
    Esperamos sempre uma recepção feliz na chegada,
    um abraço gostoso bençãos na saída.
    Muito riso, compreensão e aconchego na estadia.
    Caso isso não aconteça, pisamos areia movediça.
    Ficamos à deriva no mar da vida, um barco sem leme, uma tristeza sem remédio.

    Como disse o poeta...


    Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes, e então saberás que eu me feri e também me curei.

    Rabindranath Tagore

    Família é alguém a quem mostrar nossas feridas.
    Irani

    ResponderExcluir