COITADA DA SABIÁ!!!!!
Nada como o registro de um nascimento para começar um novo ano.
Acompanhei desde o início o cuidado do casal de Sabiá Laranjeira, construindo seu ninho, para chocar seus filhotes.
Mas a vida não é fácil para toda as criaturas!
Eles lutam, pela sobrevivência, e lutam também contra os "chupins".
Sim....
Bastante interessante, mas as aves chamadas chupins, vivem realmente, às custas das outras aves para chocarem os seus filhotes.
Elas ficam à espreita do casal de sabiá, observando onde eles fazem seus ninhos, e se aproveitam dos momentos em que vão à caça de alimento e lá põem seus ovos. Mas o problema é que não se limitam apenas a fazer a postura de seus ovos no ninho alheio, mas se alimentam dos ovos que ali estão. furando e sugando o conteúdo e deixando-os ocos no ninho para que a sabiá os choque junto com os seus. E deixam ali os seus ovos intactos para que a sabiá os choque por ela.
Fiquei muito irritada com essa história!
Mas é a lei da natureza, e diante disso, vemos que toda criação, neste mundo, seja ela animal ou vegetal, tem suas intempéries, suas montanhas a remover, suas dores a suportar, e a paciência a cultivar.
A sabiá, juntamente com seu esposo, cuidadoso, choca, no final, quase nada dos seus ovos, se é que resta algum com conteúdo para chocar, mas choca muitos ovos dos chupins, que são várias, botando no seu ninho.
Daí vem o "porquê" de se denominar "CHUPIM" a algumas pessoas da nossa sociedade.
Bom, fiz esse lindo registro, e trago de presente para todos nós, como prova, de perseverança para o novo ano.
Irani Martins
07/01/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário