domingo, 21 de março de 2010

MÁSCARAS: Nosso esconderijo natural


Máscaraslivre-se delas
Cada vez que ponho uma máscara para esconder minha realidade, fingindo ser o que não sou, faço-o para atrair o outro e logo descubro que só atraio a outros mascarados distanciando-me dos outros devido a um estorvo:
A máscara.
Faço-o para evitar que os outros vejam minhas debilidades e logo descubro que, ao não verem minha humanidade, os outros não podem me querer pelo que sou, senão pela máscara.
Faço-o para preservar minhas amizades e logo descubro que, quando perco um amigo, por ter sido autêntico, realmente não era meu amigo, e, sim, da máscara.
Faço-o para evitar ofender alguém e ser diplomático e logo descubro que aquilo que mais ofende as pessoas, das quais quero ser mais íntimo, é a máscara.
Faço-o convencido de que é o melhor que posso fazer para ser amado, e logo descubro o triste paradoxo: o que mais desejo obter com minhas máscaras é, precisamente, o que não consigo com elas.
Portanto, queridas e queridos amigos, sejam sempre vocês mesmos.
São maravilhosos. Do jeito que são. Assim, sem mais nem menos.
Do jeito de vocês. Únicos, insubstituíveis.
Nem melhor, nem pior que ninguém.
Simplesmente vocês.
Stanley Jordan

Um comentário:

  1. Existem momentos em nossas vidas, que usamos o recurso da máscara para nos defendermos, nos protegermos, para sondar o terreno em que pisamos, para agradar à opinião alheia, enfim, usamos e abusamos dela.
    Mas quando olhamos para o quadro que pintamos, sentimos um pouco de vergonha?
    Vergonha de não sermos o que somos e pronto?!?
    Ou nos revoltamos pela não aceitação de nós mesmos, ou por estarmos sempre vinculando nossa felicidade ao que os outros pensam de nós.
    Ou ainda... procurando ser o que não somos para que nos amem!
    Que pena! Isso sim é uma pena!
    Porque a palavra PENA?
    Porque pena não pesa, não vale nada!
    E a gente sente pena de nós mesmos!.
    Vamos retroceder, ou renascer, buscar a origem da nossa personalidade lá dentro, no nosso interior.
    Aquela pessoa criada por Deus, antes que as mazelas do mundo a tocasse.
    "Aquele Ser Especial, criado único”, para ser somente ELE mesmo. Vamos à busca dele, em nossas entranhas e trazê-lo à luz.
    Assim... para o que servirão as máscaras?
    Apenas para uma brincadeira no dia das Bruxas ou para ser usada no próximo carnaval na conquista do Pierrô apaixonado ou Pierrô equivocado.
    Irani

    ResponderExcluir