sexta-feira, 29 de agosto de 2014

VIDA E MORTE...


 A vida segue seu curso,
Apesar da morte e
Além da morte !
 
A vida segue seu curso,
Apesar da dor,
Apesar da tristeza.
 
A vida é única !
Só ela tem um curso estabelecido,
Seguindo por ele, apesar de tudo !
 
A vida não é matéria, portanto...
É a essência que  se sobrepõe,
Interpõe e mergulha na matéria.
 
A matéria perece, arrefece e apodrece,
A essência espiritual permanece.
Além da vida, além da morte !
 
A vida é essência...
Assim como o verdadeiro amor,
Que sobrevive a tudo,
Além da dor, além da morte !
 
Cultivar a matéria é não ver a vida,
Apesar da vida...
É cultivar a morte em plena vida,
         E após a morte!   
 
 
                                          Irani Martins

 

domingo, 24 de agosto de 2014

O QUE FICOU DO TEMPO QUE JÁ SE FOI.

Hoje vi tantas pessoas postando músicas saudosas, que acredito ser hoje o dia da SAUDADE.
Ou então... o clima hoje está para a MELANCOLIA, ou será que o dia nos traz reflexões da SOLIDÃO, que se torna nossa vida depois de um certo tempo?
Hoje...somos mais SÁBIAS, somos mais PACIENCIOSAS, com uma enorme capacidade de COMPREENSÃO, e caminhamos perseverantes para o PERDÃO incondicional.
Trilhamos o caminho ideal para cultuar todos os valores reais dessa vida terrena, nos preparando para a morada seguinte.
Mas quando vejo, todos estes posts, saudosos, que indicam saudade de um tempo feliz, de um tempo onde solidão era uma palavra quase desconhecida, pois existia apenas em algumas tardes de domingo, logo após o almoço, quando todos preferiam dormitar um pouco e os mais agitados, ficavam um tanto perdidos, procurando o que fazer, penso no que pode estar errado. O que estamos fazendo para mudar esse quadro?
O porque da melancolia se somos tão sábias?
As músicas existem ainda, mesmo que os ritmos tenham também sofrido mudanças, mas permanecem ainda o gosto pelas belas canções da nossa época. Talvez não tenhamos mais a mesma agilidade para dançar o Iê Iê Iê, ao som de "calhambeque", com Roberto Carlos, pois hoje nós é quem estamos quase um "CALHAMBEQUE", mas seguindo ainda por aí, podemos ainda abraçar nosso par e devagarinho...rostinho colado...ao som de "detalhes", reviver as mesmas emoções.
Aí volto no tempo sim, saudosa também, de muitas coisas, das emoções, dos amigos, das festas, das boas risadas, dos namoros ardentes.
Então me lembrei, que uma vez fizemos algo para quebrar a monotonia, a melancolia, e foi muito bom e porque não repetir?
Chamo então a atenção da Gisele, Peter, Vera, Domingos, Tonica, João, Cebola, Onélia, Gerson, Vilma, Toninho Zanetti, Léo, Baiana, de mim mesma, Alcidinho, Nanau, Milena, Totonha, Dinei, para que repitam aquela noite dos namorados, onde curtimos desde bilhetinhos apaixonados, a poemas declamados no alto e bom som, declarações de amor, músicas românticas e do nosso tempo, e tudo sem perder nossa ligação com nossos filhos. Lembram?
Saudades sim...de vocês! Muitas!
Lembrando disso, pensei, somos sábias, compreensivas, saudosas, amorosas, mas não precisamos ser tão PACIENTES, podemos também ser um pouquinho mais OUSADAS e se não for no ritmo de "estúpido cúpido", que seja  ao som de "amada Amante" ou até "café da manhã", vale tudo, qualquer coisa,  que nos traga de volta as mesmas emoções , menos ficar só na saudade.
Vou começar agora!!!!!
Repensar...corrigir...recomeçar!
A  música...tá aí como sugestão.
 
 Irani Martins
         24/08/2014

sábado, 23 de agosto de 2014

AS NOSSAS DORES

A vida nos surpreende...
Ou a morte é quem, sorrateiramente, chega e nos pega desprevenidos?
Acordamos para um novo dia e nos deparamos com notícias tristes, sobre dores que passam pessoas amigas com perdas inestimáveis.
Olhando para trás, vi uma cena de duas amigas, irmãs, comadres, que juntas teceram tantas histórias do dia a dia, tantas confidências, e hoje, com certeza estão lado a lado, se amparando, por saberem da mesma dor.
Lá atrás, os problemas eram outros, tão grandes naquele momento... e tão insignificantes hoje, perante a perda de um filho!
Quem, naqueles dias, poderia dizer que chorariam juntas a mesma dor.
A vida é uma peça de teatro, onde há comédias, romances, dramas, mas há também tragédias que nos ceifam a alegria.
Temos que acreditar que existe algo além desta vida.
Que um dia, novamente, iremos nos rever, em outros teatros, como personagens de uma nova vida, uma nova história, para que possamos continuar e não deixar que o desespero tome conta de nosso ser, quando as tragédias se abatem sobre nós.
`As minhas amigas, companheiras, embora não as veja há muitos anos, também deixaram suas marcas gravadas na minha história de vida, assim, não há como não partilhar desse momento, mesmo que distante.
Digo "às minhas amigas", pois sei, que assim como as vejo em meu pensamento, estão...aí juntas...se aparando, tentando fazer com que doa menos. "Como se isso fosse possível"
Só posso orar e pedir a Deus que dê a vocês e a toda a família o consolo necessário e a força para os dias que virão.

Irani Martins
23/08/2014